Um encontro ás cegas no Porto

Porto en rivier de Douro

O meu encontro às cegas no Porto….. durante muito tempo hesitei sobre se deveria contar-vos esta história 😉  mas decidi fazê-lo, porque este “passeio/encontro” é demasiado divertido para não ser partilhado.

Hoje visitaremos alguns lugares bonitos nos arredores do Porto e fora da cidade histórica. Por isso, senta-te, relaxa e revive esta agradável aventura comigo.

Porto

Estamos em Julho de 2018, e esta não é a altura em que eu normalmente viajo para o Porto, mas desta vez é diferente. Tenho um encontro. Um daqueles encontros às cegas. O primeiro da minha vida! Bem… para dizer a verdade, não é completamente às cegas, mas de fato nunca vi o homem mistério ao vivo. Além disso, em todas as fotos dele, um par de óculos de sol ocultam o verdadeiro espetáculo. Pessoalmente penso que os olhos são muito importantes para uma primeira boa impressão, por isso, vamos aguardar para ver o que sai daqui…

Eu sei que queres saber como consegui este encontro – bem, é uma longa história mas vou tentar resumi-la!! Leio ocasionalmente o meu horóscopo, por diversão e para ser sincera, nunca levo os conselhos muito a sério. Contudo, desta vez apareceu um conselho um pouco urgente, “devias começar a procurar encontros online”. Já me aconselharam tão repetidamente que comecei a vê-lo como um sinal!!! 😊 Não sou muito dada a este tipo de encontros online mas talvez deva assinar, só por um mês?

E foi o que fiz. Claro que após alguns dias já estava farta deste sistema de encontros. Uma enorme quantidade de questões estranhas e particularmente impertinentes, e propostas de homens “obscuros”, encheram constantemente a minha caixa de entrada. Após 3 dias decidi marcar a minha conta como “inativa”. Nesse preciso momento, o meu futuro encontro às cegas (vamos chamá-lo Sérgio) aparece. Ele fala português, inglês e holandês e isso suscitou-me interesse!

Após longas conversas telefónicas, chegou o momento e vou conhecê-lo no Porto. Ao mesmo tempo, posso usar esta viagem para ver como estão a correr as obras nos apartamentos. Matar dois coelhos de uma cajadada só, como diz o provérbio. Não tive que perder muito tempo nos apartamentos porque ambos os edifícios estavam abandonados 😞

Estarão algum dia habitáveis?? 🤔

Livraria Lello

Encontro-me com o Sérgio em frente à famosa Livraria Lello. Se alguma vez vieres ao Porto, recomendo que visites esta muito especial e bonita livraria. A escadaria vermelha mostrada nos famosos filmes do Harry Potter, é uma cópia da escadaria desta livraria. Nos dias que correm, tens que comprar bilhete para visitar a livraria, mas se comprares algo, o preço do bilhete é deduzido. Acredita que não é difícil encontrares algo lindo ou interessante.

Decidimos beber um café na pastelaria ao lado da livraria e finalmente, ele tira os óculos de sol. Um momento de alívio… um par de olhos muito tranquilos e amigáveis. Ufa!! Rapidamente decidimos sair da cidade e passear pela zona. Começamos numa casa de Vinhos do Porto em Vila Nova de Gaia, no outro lado do rio Douro. Existem imensas casas de Vinho do Porto que podem ser encontradas aqui e num dos meus artigos anteriores falei detalhadamente sobre a Taylors (clica aqui para leres esse artigo). Existem mais de 50 casas de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, incluindo Sandeman, Ferreira, Offley, Calém, Kopke e Croft, só para nomear algumas. Quase todas podem ser visitadas mas certifica-te que marcas com antecedência.

Rabelos no cais de Vila Nova de Gaia

Rabelos

Fizemos toda a áudio-visita guiada e no fim, desfrutamos de uma degustação de diferentes vinhos do Porto e queijos deliciosos. Excelente início! Durante a visita informativa aprendi tudo sobre os famosos “Barcos Rabelos” que estão sempre mais no cais. Estes “Rabelos” engraçados, são barcos sem quilhas e eram usados para transportar os barris de vinho do Porto. Estes barris eram transportados das vinhas do Vale do Douro para as adegas de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia. Eram, no mínimo, necessários 12 marinheiros para manobrar estes barcos de forma segura. Se tiveres tempo suficiente, é também muito interessante visitar estas vinhas ao longo do rio Douro. Podes encontrar mais informações no meu artigo – Vale do Douro Mágico (clica aqui para mais informação).

Vinho do Porto – Porto Cruz

Praia de Miramar

Saímos da área do Douro e conduzimos em direção às praias de Vila Nova de Gaia. Estas 17 praias estão situadas a sul da cidade do Porto e muitas delas têm bandeira azul. Todas são dignas de serem visitadas, mas hoje ficamos na Praia de Miramar.

 

Uma praia linda e vasta com confortáveis passadiços de madeira que percorrem o areal e as dunas. Esta é a praia onde encontrarás a Capela do Senhor da Pedra. É uma capela hexagonal construída em 1686 sobre um rochedo junto ao mar. Originalmente este era um local de devoção e peregrinação para cultos pagãos que mais tarde se converteram ao Cristianismo.

 

Capela do Senhor da PedraCaminhar com este ar puro do mar dá fome, por isso está na hora de almoçar. Vamos até ao “Areal Praia” onde saboreamos um delicioso prato de marisco e um copo de vinho verde. A vista é deslumbrante.

Restaurante Areal PraiaNo Verão podes chegar até estas praias de carrinhas VW “pão de forma”. Estão localizadas no cais de Vila Nova de Gaia e são super fofas! Para mais informações clica aqui https://www.cm-gaia.pt/pt/morticians/shuttle-gratuito-leva-o-as-praias-de-gaia/.

Mercado Bom Sucesso

Entretanto descobri que o Sérgio nasceu no Porto mas está a viver na Holanda há mais de 25 anos. Surpresa! Trocamos de países há 25 anos! Ele é mordomo-chefe de uma embaixada em Haia. Sim, não é piada, é mesmo verdade, ele é um mordomo profissional… de início também não acreditei. Logo, o Sr. Mordomo é um excelente anfitrião e mostra as suas aptidões durante o nosso passeio.

Conduzimos de regresso para o Porto e visitamos o Mercado Bom Sucesso. Já tinha ouvido falar deste mercado antes mas nunca tinha visitado. As paredes deste antigo mercado foram transformadas num local onde podes encontrar todo o tipo de restaurantes e bares, cada qual com a sua especialidade. Ao almoço é sempre mais movimentado.

Bem, o que podemos mais fazer sem ser comer e beber 😁? O Sérgio perguntou-me que tipo de comida gosto. “Bem, eh… quase tudo”, respondi um pouco envergonhada. Mas ele ficou muito satisfeito com essa resposta e um pouco depois aparece com duas deliciosas sandes de leitão no espeto, do “O Forno do Leitão do Zé

Estava delicious e eu também não digo que não a um copo de champanhe. Se alguma vez visitares este mercado, tens que provar definitivamente isto.

Santa Maria da Feira

Já é o final da tarde e assumo que isto também signifique o fim do nosso encontro, mas nada poderia estar mais longe da verdade, pois o Sérgio tem mais uma agradável surpresa na manga. Vamos visitar o maior festival medieval de Portugal.

 

Este evento ocorre todos os anos (se o Corona deixar) em Santa Maria da Feira. É a cerca de 40 km do Porto e vale a pena o esforço. Adorei todos os minutos. Há muito para ver, para experienciar, para comprar e para comer. Sentes-te mesmo a recuar no tempo. Existem muito poucos turistas e é um alívio em comparação à cidade do Porto.

Um pouco cansada (porque me levantei às 03:30 da manhã) mas muito satisfeita, voltei ao meu hotel e posso rever um dia memorável.

Dia 2: Felizmente o meu acompanhante não se fartou ainda de mim, pelo que decidimos acrescentar mais um dia ao encontro. Este artigo ficaria demasiado longo se eu decidisse deceiver o dia em detalhe, por isso vou só escolher alguns lugares interessantes.

Palácio do Freixo

A nossa primeira paragem de hoje é no Palácio do Freixo, um lindo palácio de estilo barroco localizado no Rio Douro. Erguido em 1742 e recentemente transformado num hotel de luxo. Infelizmente já não é possível ver o interior, a não ser que finjas ser um hóspede e passes pela receção com um muito convincente “bom dia” e um caminhar super confiante. 😉

Uma visão estranha, é o antigo moinho que está ao lado do palácio. Durante um tempo, o palácio foi propriedade de uma empresa que construiu este moinho. Hoje ele faz parte do hotel e tem 87 quartos!

Almoço no Restaurante/Pizzaria Casad’oro

Estaria a mentir se dissesse que a comida aqui é de qualidade de topo, mas também não é má. É um simples restaurante numa localização única. Debaixo da ponte da Arrábida e nos anos 60 era a casa do supervisor durante a construção da ponte. O edifício está em parte localizado por cima da água do Douro e a vista é absolutamente magnífica.

Podes também escalar os arcos desta enorme ponte. (Sujeito a marcação prévia.) Parece-me uma experiência fantástica e está na minha lista de coisas por fazer. Mais informações sobre a escalada desta ponte podem ser encontradas aqui.

E se não te apetecer escalar, podes optar por uma viagem de helicóptero. Eu sou totalmente obcecada por helicópteros, por isso já risquei este tópico da minha lista 😉. Foi uma experiência magnífica! Para mais informações sobre a viagem de helicóptero, por favor clica aqui.

Galeria de Paris

Na parte da tarde visitamos Matosinhos e as praias em Leixões, no norte do Porto. Prometo que vos conto mais sobre estes lugares noutro artigo. A última paragem por hoje é no centro do Porto, na “Rua da Galeria de Paris”. Se alguma vez ficares no Porto, aqui é onde deves ir para um jantar agradável ou apenas umas tapas e uma bebida. As noites aqui são movimentadas e a atmosfera é muito amigável.

Encontrarás muitos bons restaurantes mas gostaria de partilhar um dos meus favoritos contigo, “Tapas na Boca”. Nada mais saboroso e convidativo do que partilhares tapas deliciosas com alguém. Têm uma grande variedade e a qualidade é fantástica! Experimenta, por exemplo, as Batatas Bravas, os Cogumelos ao Alho, o Chouriço de Porco Preto e as Gambas ao Alho. Com uma garrafa de vinho Planalto do Douro e o final de tarde não pode correr mal!

E chegou o momento de dizer adeus. Oh…? Queres saber o que aconteceu ao mordomo? Bem, não vou aprofundar muito sobre isso 😉. Não se transformou numa relação de amor mas estes 2 dias inesquecíveis e o começo de uma amizade, valeram mesmo a pena!

E agora boas notícias, os apartamentos estão finalmente habitáveis! Após uma grande batalha em que a minha paciência foi severamente testada, chegou o momento… Em pouco tempo estarão prontos para arrendar. Brevemente mais novidades do Porto. ❣

 

 

 

About

No Comments

Leave a Comment