Vem comigo……..vamos dar um caminhada pela cidade de Porto
Porto depois do confinamento………………
Estou de volta ao meu adorado Porto após 5 meses muito longos! Não consigo expressar o quão feliz me sinto por estar de volta. Cinco longos meses devido ao covid-19 que parou o mundo…
Pela segunda vez em 10 anos, esta cidade e as suas pessoas estão a passar por tempos muito difíceis. Caminho com um grande sorriso no rosto porque sei que sobreviverá novamente! Esta cidade cheia de beleza, magia, força, flexibilidade e uma população maravilhosa, em breve ressurgirão em grande.
Hoje partilharei contigo alguma da sua beleza e desta vez precisas de uns sapatos capazes. – Normalmente caminho uma média de 20km por dia mas vou poupar-te as pernas e encurtar o caminho. Os que leram a minha publicação anterior sobre o Porto (passeio de bicicleta pelo Porto) sabem que sou uma grande fã da Ponte de Dom Luís, por isso vamos começar a nossa caminhada por lá.
A “Ribeira”
Pela margem da – “Ribeira”temos uma bonita vista da ponte. Esta obra de arte foi desenhada por um aluno de Gustave Eiffel, engenheiro da Torre Eiffel. Caminhando ao longo do cais em direção à ponte, passamos por diversos restaurantes acolhedores que vendem peixe fresco e a famosa Francesinha… (noutra publicação falo mais sobre esta especialidade), bares e artistas de rua.

Ribeira – Porto
Vila Nova de Gaia
Atravessada a ponte, chegamos a Vila Nova de Gaia. Em Gaia encontramos imensas casas de vinhos do Porto famosos. – Podes visitar a maior parte delas e até realizar provas. Ao passear pelo cais de Gaia admiro a vista do Porto. A vista deste lado do rio é de cortar a respiração, mas ainda vai ficar melhor……. a meio do cais encontras o edifício“Porto Cruz” com um terraço fantástico. Sobe de elevador até ao Terrace Lounge 360.º e desfruta da vista maravilhosa. Uma visita a este terraço é obrigatória! Não te esqueças de provar um dos cocktails e os deliciosos aperitif.
Mas não fi
- Vila Nova da Gaia
- Espaço Porto Cruz
- Terrace Lounge 360º Porto Cruz
quemos muito confortáveis por aqui, há muito mais para ver.
Mercado Beira-Rio
Continuamos a nossa caminhada pelo cais em direção ao antigo mercado “ Mercado Beira-Rio”. Aqui podes comprar fruta, pão, vinho e todo o tipo de produtos locais e podes também apreciar um saboroso almoço, num dos pequenos restaurantes do mercado.
- Mercado Beira Rio – Gaia
- Mecado Beira Rio – Gaia
- Interior Mercado Beira Rio -Gaia
Quando saímos do mercado, viramos à esquerda para encontrar as pequenas estradas secundárias de Gaia. Aqui encontras diversas ruas repletas de arte nas paredes e portas. Vagueia por estas pequenas ruas até encontrares o sinal para a “Taylors”.
Prepara-te porque a rua até à “Taylors” é íngreme, mas vale o esforço! A caminho passas pelo novo projeto “WoW” que é uma verdadeira experiência. Nas adegas centenárias de vinho do Porto, existem 6 museus sobre vinho, história, cortiça e chocolate, e ainda, 9 restaurantes, lojas, uma exposição temporária e uma escola sobre vinhos.
As Caves Taylor´s Port
A nossa próxima paragem é nas caves “Taylors”. Podes visitar as suas incríveis caves com a ajuda de uma áudio-visita guiada (em 12 línguas). Aprendes tudo sobre a história do vinho do Porto e a sua produção. No fim da visita, desfruta de uma prova de dois vinhos do Porto. Não cometas o mesmo erro que eu….. não comeces a visita sem comeres qualquer coisa antes. – Existem muitas caves de vinhos do Porto em Gaia e podes visitar quase todas. Eu prefiro a Taylors, mas podes claro, experimentar uma outra marca.
- Jardim Taylor´s
- Terraço com vsita para Porto
- Caves Taylor’s
Está na hora de deixar Gaia, então caminhamos pela parte superior da Ponte D. Luís de regresso ao Porto. Para quem tem medo de alturas, será melhor usar o metro!
- Ponte Dom Luís I
- Ponte Dom Luís I Porto
Do outro lado da ponte encontras a famosa catedral“Sé do Porto”. É impossível perdê-la porque está localizada no ponto mais alto da cidade. Foi construída durante o século XII, mas já foi reconstruída e renovada muitas vezes, e como tal, encontrarás uma mistura de estilos arquitetónicos. Adoraria dizer-te como se parece o interior mas a verdade é que nunca estive lá dentro porque existe muito para ver cá fora e eu sou uma “pessoa de ar livre”😉 .
- Praça Sé do Porto
- Catedral Sé do Porto
- Sé do Porto
Da Sé do Porto descemos em direção à estação de ”São Bento”. Os azulejos são pintados à mão pelo artista Jorge Colaço e preenchem totalmente o átrio da estação. Os azulejos azuis representam momentos históricos e os painéis multicores mostram cenas rurais de várias regiões em Portugal. É realmente deslumbrante e vale a pena visitar.
- Estação São Bento
- Estação São Bento
- Estação São Bento
Saímos da estação e percorremos a famosa Rua das Flores que nos leva de volta à Ribeira, por onde começámos. A Rua das Flores é charmosa e muito movimentada. – Nela podes encontrar imensas lojas, butiques e restaurantes acolhedores. Se quiseres voltar aqui para jantar, recomendo “Cantina 32″ e “Puro4050”. Não regresses por esta rua de volta à Ribeira, sem admirares a Casa das Maias no n.º 29 e a Casa dos Sousa e Silva do n.º 79 ao n.º 83.
- Restaurante Puro 4050
- Restaurante Puro 4050
Penso que está na hora de fazer uma pausa para descansares os pés…… na minha próxima publicação sobre o Porto, faremos outra caminhada pela cidade, começando pela Avenida dos Aliados.
Até breve !
No Comments