Encantado em Florença !
Florença
Como prometido, hoje partilho algumas das minhas experiências na linda cidade de Florença e claro, uma receita Toscana. Firenze em italiano. Florença, a cidade de Michelangelo (pintor e escultor), Dante e Boccaccio (poetas), Donatello (escultor) e muitas outras celebridades artísticas.
Ponte Vecchio Florence
Ponte Vecchio Florença
Esta cidade respira tanta história, cultura, arte e riqueza, que durante os primeiros dias da tua visita sentes-te dominado por toda a sua beleza. Florença deve muito à famosa Casa dos Medici, uma dinastia política, que governou esta cidade por muito tempo. A grande maioria dos membros da família Medici tinham interesses comuns em arte, e investiam fortemente em pintura, escultura, arquitetura e literatura.
Galleria degli Uffizi
Cosimo I De’Medici, um dos últimos descendentes da família, inaugurou o prestigioso museu “Galleria degli Uffizi”. Este impressionante museu é obrigatório na tua lista de locais a visitar. A Uffizi tem 45 salas espalhadas por 2 andares com imensos trabalhos famosos tais como “O Nascimento de Vênus” e “A Primavera” de Botticelli, “Tondo Doni” de Michelangelo e “Baco” de Caravaggio.
- Galleria del Uffizi
- Psyche and Cupido
- Galleria degli Uffizi
- Tondo Dono – Michelangelo
- Bacchus – Caravaggio
Catedral de Santa Maria del Fiore
A minha visita a Florença começa no fim da tarde de 4 de Outubro. A propósito de continuar a aprender italiano que comecei durante a quarentena. Quando cheguei ao meu apartamento, decidi que primeiro precisava de saber onde ficava a escola, Europass. Pelas 8:30 da manhã seguinte iria ter a minha primeira aula e queria estar preparada😉.
Depois de 2 minutos fora do apartamento, estava em frente à “Catedral de Santa Maria del Fiore” também chamada de “Duomo de Florença”. Hmmm, nada mau para começar……
- Duomo Santa Maria de Fiore
- Cathedral Santa Maria del Fiore in Florence
- Cathedral Santa Maria del Fiore
Por um momento, fiquei sem palavras (e isso não acontece com frequência😊) enquanto admirava esta gigante catedral com a sua enorme cúpula. As paredes exteriores estão completamente cobertas de mármore verde, rosa e branco. Quando vês o tamanho inacreditável da cúpula, imediatamente te questionas sobre como conseguiram construí-la.
Mas não tinha tempo para ficar espantada, pois queria encontrar a Escola Europass…….. felizmente descobri que ficava apenas a 8 minutos a pé do meu apartamento e localizava-se num igualmente lindo edifício.
- Europass in Palazzo Galletti
- Europass school – Palazzo Galletti
A Basílica de S. Lourenço e o Mercado Central de Florença
Ao caminhar de volta, descobri do outro lado da rua, a “Basílica de S. Lourenço” e o “Mercado Central de Florença” – tão perto! O sorriso na minha cara crescia, mas infelizmente ninguém podia vê-lo, devido ao uso obrigatório de máscara nas ruas de Florença.
- Basìlica San Lorenze
- Basìlica San Lorenzo
- Mercato Central Firenze
- Mercato Central Firenze
Regressei ao apartamento acompanhada pela alta e impressionante melodia dos sinos da Catedral de Santa Maria del Fiore, que se repetia a cada hora! Será que tocam durante a noite……? Não, os sinos não foram o problema…. só a noite bastante ruidosa! Mas isso também teve o seu charme!
O primeiro dia de escola acabou por ser um pouco surpreendente…. aparentemente eu era a única nova estudante, pelo que decidiram colocar-me numa turma já existente. Os alunos eram jovens(muito jovens !) e já estavam na escola há, pelo menos, 4 semanas😲 . Esperei mesmo que isto não fosse um desastre…… Depois das aulas tínhamos a oportunidade de fazer uma visita guiada sobre a história de arte da cidade com o nosso professor Maurizio; gostaria de partilhar um pouco dessa visita.
O Maurizio é super apaixonado pela história da sua cidade. As suas descrições vívidas e entusiasmadas não te dão hipótese de não ficares igualmente eufórico. Evitámos os principais pontos turísticos para encontrarmos as “Buchette del Vino” (Janelas de Vinho).
Bichette del Vino
Buchette del Vino
Estas curiosas “janelas” podem ser encontradas por todo o centro histórico de Florença. Tens que olhar com atenção para as conseguires ver pelas paredes de todos os antigos nobres palácios. Datadas do século XVI, estas “Buchette del Vino” eram pontos de venda de garrafas ou copos de vinho. Durante o período da peste bubónica italiana, as janelas eram amplamente utilizadas como uma forma da nobreza vender o seu vinho sem tocar na classe baixa. Hoje, com todos os problemas causados pelo Corona Vírus, as “janelas” podem ser novamente úteis😊 .
- Buchetta del vio
- Buchetta del vino
- Buchetta del vino
Durante a crise económica, a nobreza focou-se na produção de vinho e os excedentes da produção eram vendidos a transeuntes. Tinham apenas que bater na pequena porta para que discretamente conseguissem comprar vinho a um preço razoável. – Vejo novas oportunidades de negócio!
Aqui ficam mais exemplos de Bruchettes.
Na próxima publicação conto-te mais sobre a minha nova paixão “Michelangelo” e a belíssima “Bellosguardo”, e hoje termino com uma receita do meu restaurante favorito, Restaurante ZaZa.
Acguacotta
Acquacotta
SOPA DE VEGETAIS TOSCANA (Serve 4 pessoas)
- 1/2 cenoura
- 1 cebola média
- 1 talo de aipo
- 7-8 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 1 dente de alho
- 1 pimento
- 1 malagueta seca
- 150g de tomate pelado (lata)
- 1 1/2 caldo de vegetais pronto ou caseiro
- sal
- pimenta
- pão caseiro fatiado
- 3 ovos
- 60g de queijo parmesão ou pecorino ralado
Prepare o refugado com a cenoura, a cebola, o aipo e o alho finamente picados. Frita-o em óleo quente, e quando os ingredientes começarem a escurecer, adiciona o pimento (cortado em tiras muito finas) e a malagueta esmagada. Frita-o até ficar macio e depois adiciona o tomate pelado, esmagando-o com uma colher de pau. Deixa repousar por 10 minutos, permitindo que os sabores se fundam, mexendo ocasionalmente. Adiciona o caldo de vegetais e deixa ferver por 20 minutos. Tempera com sal e pimenta. Coloca as fatias de pão em cada tigela de sopa (precisas de tigelas largas o suficiente para caber uma fatia de pão). Por fim, bate os ovos com o queijo ralado e adiciona-os à sopa, mexendo com uma colher de pau. Despeja em tigelas e serve bem quente.
A PRESTO!
Para mais informações sobre a Escola Europass , clique aqui: https://www.europassitalian.com/ or https://www.facebook.com/EUROPASSItalianLanguageSchool/
No Comments