Passeio de bicicleta na maravilhosa cidade do Porto

Se perguntarem à minha família e aos meus amigos – “qual a cidade favorita da Johanna?” – provavelmente todos te darão a resposta certa! Sou tão apaixonada por esta cidade, que estou sempre a tentar que todos a visitem.  A minha primeira viagem ao Porto foi há 3 anos, quando fiz um trabalho como assistente de produção de um conhecido programa de televisão, sobre a compra de casas no estrangeiro. O meu voo de regresso ao Algarve foi ao fim da tarde e por isso tive quase todo o dia para começar a conhecer este local maravilhoso! Amo esta cidade desde esse dia em que comecei a caminhar por ela. Tenho que admitir que tenho muita sorte por ter tido a oportunidade de passar tanto tempo por lá, deixando muitos passos nas suas ruas. Porto City seen from Villa Nova daGaia

O Porto é uma cidade marcante, com uma população simpática e gentil. A cidade antiga é linda e é melhor ser visitada a pé. A abundância de cultura, arte, arquitectura, trabalhos manuais e ótimos restaurantes e bares, é muito para mencionar numa só publicação, por isso vou levar-te regularmente a esta cidade. Hoje gostaria de te levar à parte menos conhecida do Porto, de bicicleta. Juntos iremos desde o centro da cidade, pelo Douro até Matosinhos, e no caminho de regresso, visitaremos a Fundação de Serralves, parque e museu. 5 de Maio: são 03:30 quando o alarme dispara. Hoje não tem problema nenhum porque vou para o Porto! Tornou-se uma rotina agradável acordar às 03:30, conduzir até Faro às 04h e às 07:45 estar sentada a desfrutar de uma meia de leite e uma torrada no meu café favorito no Porto. O dia pode começar…Vieguini Bikes Rental

Na Rua Nova da Alfândega, aguarda-me uma bicicleta previamente alugada na “Vieguini”. Os funcionários são, como sempre no Porto, extremamente amigáveis e prestáveis. Apesar do meu conhecimento da cidade, o jovem colaborador tem sempre dicas de passeios valiosas para mim – então vamos lá!

Neste domingo solarengo a viagem vai do Porto pela Foz até Matosinhos e o percurso ao longo do Douro é incrível. Hoje está uma atmosfera relaxante com ciclistas felizes, caminhantes e corredores. A minha primeira paragem é mesmo antes da Foz, e para torná-la ainda mais entusiasmante para vocês, partilho o resto em fotos.

Rio Douro perto da Afurada.

Rio Douro perto da Afurada.

Porto - Foz

Foz – Porto

Foz – Porto

Continuo o meu passeio de bicicleta até Matosinhos através da ciclovia especial que me leva ao longo do rio Douro e eventualmente do Oceano. São cerca de 10km até Matosinhos, e este ciclismo num dia quente como o de hoje, requer hidratação, por isso é altura de fazer uma pequena paragem no restaurante “Praia da Luz”. A vista e a comida são fantásticas e honestamente, gostaria muito de ficar por aqui mas… existem muitas mais maravilhas por descobrir. Vamos embora!

Restaurant Praia da Luz - Porto

Restaurante Praia da Luz – Porto

Parque da Cidade Porto

Pouco depois de sair do “Praia da Luz” chego ao “Parque da Cidade do Porto”. Este parque é uma agradável surpresa, é grande, está muito bem preservado e o ambiente é tranquilo. Percorro-o relaxadamente de bicicleta e fico com a certeza de que voltarei em breve.  

São 12:15 – hora de encontrar um lugar agradável para almoçar. Ao pedalar por Matosinhos, vejo o Restaurante “O António” e recordo-me que já lá estive com a minha querida amiga Alyson. Recebo vários olhares surpresos quando chego ao restaurante (ninguém aqui chega a um restaurante de bicicleta). E fico com a última mesa disponível – às vezes só precisamos de ter um pouco de sorte… Peço um delicioso vinho branco ‘Quinta da Aveleda’ e o meu prato de marisco favorito ‘Amêijoas à Bulhão Pato’. Quando comecei a comer, o ambiente ficou inquieto devido a um cliente chateado por ser terem esquecido da sua reserva, e eu estava sentada na última mesa disponível… Convidei-os para se sentarem comigo e naquela tarde mimaram-me com champanhe e o mais delicioso marisco, porque aparentemente eram da família dos donos do restaurante. Portanto, evitei uma briga familiar 😉.

Está na hora de ir, e ainda bem que estou na Minh bicicleta, porque neste momento não passaria em nenhum teste de álcool…

Continuemos para a última paragem de hoje, o museu e o parque da Fundação Serralves. Para lá chegar, tenho que subir uma colina difícil, está calor e num tom muito baixinho, xinguei o meu treinador pessoal por termos feito um treino de pernas pesado no dia anterior… A maior vantagem é que o álcool desaparecerá em menos de nada. 🙂 Fiquei novamente surpreendida ao chegar. Tanto o parque como o museu são maravilhosas experiências. Deixarei as fotos falarem por si.

Sapatos de panelas e tampas

Passei horas neste museu e neste parque, são realmente um pedaço de paraíso, mas está na hora de voltar a pedalar e terminar este lindo dia com uma bebida na “Ribeira”, no cais do Douro. A Ribeira do Porto é um local muito animado com bares, restaurantes e uma vista fabulosa da Ponte D. Luís I. Esta famosa ponte foi projetada por um discípulo de Gustave Eiffel e foi construída entre 1881 e 1886. Hoje em dia é património cultural, e como a adoro absolutamente, nunca visito o Porto sem parar para admirar esta obra-prima. Está na hora de me despedir, mas prometo que em breve te trago de volta a esta grande cidade.

Saúde!  

 

About

No Comments

Leave a Comment