Se as paredes falassem……
Se as paredes falassem…….. Bem, no Porto falam!
Quem aqui me acompanha, sabe que não há nada que eu goste mais do que passear durante horas e horas pelas ruas do Porto e Gaia, e nestes passeios, deparo-me regularmente com belíssima arte de rua. Hoje gostaria de vos mostrar alguns desses trabalhos fantásticos. A viagem começa com esta obra-prima, “Nobre e Leal”, na principal estação de metro, “Trindade”, feita por 2 artistas, Hazul e Mr. Dheo.
A arte de rua desta fantástica cidade, vai muito além de simples tags que foram pintados com “spray” nas paredes. Na verdade, os grafítis que encontrarás espalhados pelo Porto, não destoariam numa galeria de arte !
Se te interessas por arte de rua, ficarás surpreso com as obras-primas que pintam ruelas, bares, restaurantes e até mesmo prédios públicos. Algumas são simplesmente lindas, e outras, mais instigantes.
Arte de Rua e o Novo Presidente
A arte de rua no Porto também tem uma história fascinante. Numa tentativa de “limpar” a cidade, a administração municipal anterior, removeu quase todos os grafítis. No entanto, um novo presidente tomou posse e as coisas mudaram.
Esta obra de Daniel Eime, situa-se perto da Alfândega do Porto. Mostra o rosto expressivo de uma mulher idosa, retratando o envelhecimento da população nesta zona ribeirinha.
A nova Câmara Municipal do Porto viu o valor da arte de rua na comunidade local. Entendeu como designs bonitos e vibrantes ajudariam a dar uma nova vida aos bairros degradados. Podes passar um mês no Porto e ainda te deparares com novas obras de arte de rua. Durante o teu passeio de descoberta pela cidade, encontrarás muitas ruas escondidas, pequenas lojas charmosas e bares aconchegantes que poderias não ter encontrado de outra forma. Algumas das obras estão localizadas nos bairros menos conhecidos “do caminho batido”.
Rua Miguel Bombarda
Esta imagem, com o nome D. Quixote 😉, foi feita em 2014 por 3 artistas locais e encontra-se na Rua Miguel Bombarda. Esta rua merece uma visita de qualquer forma porque tem muitas galerias de arte, lojas de moda e bares. A meio da rua encontras também um pequeno mas muito interessante “Centro Comercial Bombarda”.
Vila Nova de Gaia
Segue o meu exemplo e aproveita mais um aspecto desta cidade vibrante!
Uma das minhas obras favoritas é “O Coelho” em Gaia. Arthur Bordalo, o artista, faz lindos animais a partir de resíduos de lixo. Ao fazê-lo, chama a atenção para o enorme fluxo de desperdício que os humanos produzem e a ameaça significativa que isso representa para a natureza.
Pelas pequenas ruas de Gaia, encontrarás regularmente arte de rua colorida e enérgica. E enquanto estiveres em Gaia, também podes visitar o “WoW” – World of Wine. WoW é um novo projeto composto por museus, centros temáticos, bares e restaurantes.
Um pequeno aviso… é uma subida ingreme.
Ponte D. Luís (Convés Superior)
Ao caminhares pela Ponte D. Luís de Gaia de volta ao Porto (convés superior), és recebido por este belíssimo mural; esta gigantesca obra de arte chamada “AN.FI.TRI.ÃO”, que retrata um simpático velhinho que parece estar recebendo os visitantes na cidade, foi feita por Frederico Draw em 2015.
Um dos meus outros favoritos é este enorme gato do artista espanhol Liqen na Rua Afonso Martins Alho, uma rua lateral à popular Rua das Flores.
Virtus (Cooperativa Artística Árvore)
Este longo mural da Madonna sem rosto, foi criado em 2015 pelo famoso artista de rua, Hazul, para a “Escola Artística e Profissional Árvore”.
Encontrarás esta peça marcante em frente ao Parque das Virtudes com uma vista deslumbrante sobre o Porto e o rio Douro. E se for hora do almoço ou do jantar, podes ir ao Restaurant Torreão. O terraço deste restaurante tem uma vista fantástica.
Look at Porto
Localizada no bairro de Miragaia, na parede de uma sala de cinema “Look at Porto”, encontrarás esta deslumbrante obra de Alexandre Farto – mais conhecido como “Vhils” – um dos artistas urbanos mais famosos de Portugal. Encomendada em 2016, foi a primeira obra de arte pública do artista lisboeta no Porto. Este incrível rosto, apresenta o estilo de assinatura de Vhils, onde a peça é esculpida na fachada de um edifício, uma técnica única em que, em vez de pintar sobre uma parede, ele lasca diretamente da parede. A obra é uma homenagem às pessoas que vivem nesta área tradicional da cidade, que – segundo o artista – são “Património Humano”.
Quem és Porto?
Esta enorme obra de arte composta por 3.300 azulejos, foi pintada por portuenses, turistas de todas as idades, amadores e profissionais, que mostraram a sua visão da cidade através de um desenho ou de uma frase em resposta à pergunta: “Quem és Porto?” O mural ocupa 135 metros quadrados da fachada de um edifício na Rua da Madeira, junto à estação de comboios de S. Bento e apresenta-se como o “maior painel de azulejos comunitários da cidade.”
Joana Vasconcelos
Adoro este enorme mural (20 metros de largura) da autoria de Joana Vasconcelos, composto por 8000 azulejos pintados à mão. É uma explosão de cores, e cada vez que passo, fico feliz. ❣
Encontrarás este mural na parede lateral do restaurante Steak ‘n Shake.
Alguns mais……
Para terminar este artigo sobre o Porto e deixar-vos uma introdução ao próximo, quero partilhar convosco a seguinte imagem. Gosto de considerá-la também como arte…… 😀
Espero que tenham gostado da colorida arte de rua do Porto tanto quanto eu. Na próxima vez, visitaremos as ruas secundárias do Porto.
Ciao!
Fantastico o teu trabalho